6 de fev. de 2015

Resenha: Se eu ficar


Se eu ficar
por Gayle Forman
Editora: Novo Conceito






Seu eu ficar da Gayle Forman me chamou a atenção pela capa e pela sinopse, ambas mostrando a cena trágica narrada no livro pela Mia, a protagonista de 17 anos, filha mais velha e violoncelista.
Tudo começa quando a cidade de Oregon amanhece coberta de neve e as aulas nas escolas são canceladas. Com o dia livre a família de Mia decide visitar seus amigos Willow e Henry e depois jantar na casa dos avós. Mas, antes mesmo do passeio acontecer, a família sofre um acidente de carro.

Os pais de Mia morrem instantaneamente. Teddy, seu irmão mais novo, está gravemente ferido e Mia também. Só que o inusitado é que percebemos o estado de Mia de acordo com a própria Mia. Ela vê seu próprio corpo debilitado, o acidente, os paramédicos... Enfim, Mia presencia e narra toda a história do livro, que é contada por flashbacks que são memórias vividas pela Mia.
A história também é contada pelas horas que a Mia passa na UTI misturadas com suas lembranças que são desde a infância, adolescência, o nascimento do irmão, o relacionamento com os pais, a amiga inseparável Kim e, também conhecemos Adam, namorado e vocalista da banda Shooting Star que está começando a fazer sucesso.
Além das reminiscências acompanhamos a difícil decisão que, aparentemente pertence somente a Mia decidir: ficar ou partir?
Esse livro apesar da história emocionante e triste, não me marcou muito. Mia apesar de protagonista da trama é um personagem fraco. Ela não demonstra muitas emoções ou decisões sobre a vida. È sempre a garota "normalzinha" em meio a família de roqueiros. E tudo pra ela está bom: se entrar ou não para Julliard, se continuar o namoro ou não com Adam, e sua decisão de ficar ou partir. Claro que aí, realmente é difícil decidir. Ficar órfã, mas ainda assim ter uma vida ou partir com sua família e deixar namorado, amigos e o que sobrou da família.
Realmente nessa questão eu a entendo. No demais, a personagem é muito sem graça e a relação dela com o Adam é muito morna. Sentimos bem mais a paixão do Adam do que da moça.
A tradução do livro é péssima, há vários erros de concordância, o que me irritou um pouquinho na leitura. Entretanto, é uma leitura rápida, pois o livro não explora muito, é curto e dá para ler em um dia ou menos.
Ainda quero ler Para Onde Ela Foi apenas para saber o que acontece, qual a decisão de Mia. Mas por essa curiosidade apenas, pois o livro não me agradou muito, e também quero ver o filme. Acho que na telinha é capaz de transmitir mais emoções que o próprio livro (espero).



Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. Oi Paula tudo bem?

    Também não consegui sentir tanta emoção com a leitura deste livro e acho que o segundo é um pouco melhor mas também não me cativou de morrer de amores, agora o filme eu achei muito melhor passou muito mais emoção e o Adam é lindo demais rsrs quando puder assista ao filme que tenho certeza que será melhor que o livro rssr

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Andressa, com certeza vou assistir. Ainda quero ler a continuação mas a expectativa já não é tão grande como antes de ler Se eu ficar.
      bjss

      Excluir


Layout: Bia Rodrigues | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©